João Barboza da Silva Neto é formado em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo (2013), especialista em Fisioterapia Musculoesquelética pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2015) e mestre em Pesquisa e Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas (2018), na mesma instituição.
Em seu currículo reúne ainda outros títulos, como aprimoramento no Grupo de Quadril, Joelho, Trauma Esportivo e Ortopedia Pediátrica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo- FCMSCSP (2016) e especialização em Fisioterapia Esportiva- SONAFE (2015), assim como mais de 500 horas de formação complementar, com participação em renomados eventos e cursos profissionalizantes.
Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva - SONAFE e integrante da Comissão de Educação da Sociedade, na Diretoria 2020/2021, o Prof. mestre João Barboza tem 3 artigos publicados, no Brasil e exterior, com foco na Reabilitação Ortopédica e Esportiva e é reconhecido pelos cursos de Reabilitação de Lesões de membros inferiores e superiores ministrados ao redor do país.
Com 7 anos de experiência em atendimentos especializados e inúmeras horas de aulas lecionadas, atualmente atua como:
Para além da formação acadêmica, o que só algumas pessoas sabem é que a história de João Barboza da Silva Neto com a Fisioterapia começou devido à sua paixão pelo esporte, mais precisamente pelo futebol. Ex-goleiro de base e profissional de times como Juventus, Portuguesa, São Bento Sorocaba e Barueri, em 2008, João sofreu uma grave lesão no tornozelo durante um treino e precisou parar a sua carreira por um ano para se recuperar.
Um acontecimento que marcou a sua vida, por ver um de seus maiores sonhos ser interrompido, mas que, ao mesmo tempo, trouxe novas perspectivas, pois foi durante as sessões de fisioterapia que começou a se interessar pelo processo de reabilitação e então decidiu prestar o vestibular. De 2010 a 2013, João conciliou o trabalho como goleiro profissional com a faculdade de Fisioterapia e, no final do curso, ao passar na prova de Pós-Graduação da Santa Casa de São Paulo, decidiu encerrar a sua carreira no futebol.
Nesse momento, o seu coração já batia mais forte pela Fisioterapia. Daí em diante a vocação pela área foi crescendo cada vez mais, assim como a busca pelo aprimoramento que se tornou uma constante. O tempo que tinha, além da especialização e do mestrado, era dedicado à leitura de artigos, participações em cursos e networking com profissionais da área. Ainda que o seu interesse tenha sido desde o início a Fisioterapia Esportiva, com o passar dos anos viu o seu caminho ser guiado para a área acadêmica, em que hoje reside a sua maior realização: ensinar.
Um breve relato da sua trajetória para apresentar não somente o Prof. Mestre João Barboza da Silva Neto, mas também o João Barboza, que consituiu um forte vínculo com a sua profissão e tem como propósito atuar com excelência em cada atendimento realizado e dividir conhecimento para que outros profissionais encontrem suas vocações.